Coordenador : Luiza Carneiro Mareti Valente
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 387772.2199.50016.07022023
Departamento/Setor: MZO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O programa atenderá à demanda de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, além do corpo discente da própria UFF. Seu público alvo é amplo abrangendo funcionários públicos, alunos de graduação e pós-graduação bem como a população residente em Niterói e aquela não residente mas com acesso à internet.
Local de atuação: Laboratório Sociedade e Medicina Veterinária - Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável - Faculdade de Veterinária - UFF
Objetivo
Objetivo geral: Oferecer ao público-alvo informações, cursos e outras atividades nas áreas selecionadas da interface entre a Medicina Veterinária e a Sociedade abrangendo ensino, pesquisa e extensão. Objetivos específicos: - desenvolver vídeos e outros materiais educativos. - realizar ações de educação para a população de Niterói sobre agroecologia e, junto às feiras de adoção, sobre cuidados básicos com animais de estimação. (caso as condições sanitárias sejam mantidas) -oferecimento de cursos online e presenciais para médicos veterinários e estudantes sobre temas que sejam relevantes durante o ano. - manter o grupo de estudos em agroecologia e produção orgânica e acompanhar as atividades do Sistema Participativo de Garantia da ABIO de Cachoeiras e Macacu, de forma a futuramente, viabilizar a assessoria técnica sobre esse tema. - colaborar com as atividades da Rede de Agroecologia da UFF. - realizar planejamentos permaculturais para propriedades urbanas e rurais que demandarem. - assessorar o público-alvo na criação e desenvolvimento de programas, projetos e ações no campo de desenvolvimento rural sustentável fluminense. - divulgar informações e notícias sobre a Agropecuário Fluminense, Educação em Medicina Veterinária, Produção Orgânica e Agroecológica no Brasil e outros temas que venham a ser propostos em nosso site e redes sociais. - oferecer estágio a discentes de graduação. - realizar pesquisas nas áreas de abrangência do SOCIOVET. - disponibilizar material complementar das disciplinas de Administração Rural, Economia Rural, Extensão Rural, Sociologia das Sociedades Agrárias, Agribusiness e Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural e Agroecologia e Produção Orgânica de Alimentos.
Resumo
O SOCIOVET prestará assessoria e consultoria na áreas áreas de interface da Medicina Veterinária com a Sociedade tais como Educação em Medicina Veterinária, Desenvolvimento Rural Fluminense, Permacultura, Agroecologia, Produção Orgânica de Alimentos e Saúde Humana e Animal. Também organizará cursos e treinamentos (online ou presenciais) nestas áreas e em assuntos relacionados às demandas da UFF, oferecerá atividades complementares e de estágio a alunos de graduação, realizará pesquisas, estudos, atividades educativas (principalmente nas feiras das cidades abrangidas pelas atividades) e divulgará informações sobre as áreas afins.